FESTA DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO 2023

FESTA DE N. SRA. DO PATROCÍNIO 2023

TEMA: UM SONHO DE DEUS: 15 ANOS DE FÉ, TRADIÇÃO E MEMÓRIA

 

MENSAGEM DO PADRE

            Querido povo de Deus,

Este ano foi marcado pela palavra RESTAURAÇÃO. Parece-me que a mensagem de Deus a São Francisco de Assis, diante do crucifixo de São Damião, “restaura a minha igreja”, nos foi também dirigida. É bem verdade que a mensagem não significa apenas a reconstrução física de uma igreja, mas tudo o que implica a vida de fé, que passa pela experiência de amor do fiel com Deus, que sempre deseja nos REFORMAR, ou seja, restaurar para o bem as nossas vidas, nos oferecendo o que há de melhor: sua presença, recheada de vida, alegria e paz.

O 3º Ano Vocacional celebrado em todo o Brasil iluminou nossas ações pastorais e festas religiosas. Percebemos, assim, que somos uma Igreja vocacionada, porque somos um povo escolhido, chamado e enviado, a construção de uma Igreja sinodal de comunhão, participação e missão.

Agora, motivados pela celebração dos 15 anos de criação canônica de nossa Paróquia, queremos convidar a todos para festejar nossa padroeira. Neste sentido, louvamos e agradecemos a Deus pelo percurso histórico no qual estamos inseridos. São mais de 130 anos de evangelização e de construção da 1ª Capela, mais de 20 padres que por essas terras deixaram as marcas de Deus na vida e na lembrança do povo.

Para vivermos este momento de fé em nossa comunidade, escolhemos como tema: “Um sonho de Deus: 15 anos de fé, tradição e memória”. Ao longo do novenário, meditaremos nove sub-temas que outrora refletimos noutras festas. Estes temas serão iluminados pela Palavra de Deus e partilhados pelos sacerdotes que por aqui já passaram, mediante a disponibilidade de cada um.

Além do mais, neste ano celebraremos o Jubileu de Prata de ordenação presbiteral de Pe. Nixon Bezerra de Brito (filho da terra), que exerce seu ministério sacerdotal em Ilha de Paquetá – RJ. Neste sentido, convidamos o povo de Deus, os presbíteros, os diáconos, os religiosos (as), os seminaristas de Caicó e de outras Arqui-Dioceses, para a 8ª Novena e Solene Liturgia Eucarística em ação de graças, a se realizar no dia 01/12/23, às 19h, dentro dos festejos de nossa Padroeira.

Por fim, renovamos nossos votos de estima e amizade a todos! Venham celebra a festa de N. Sra. do Patrocínio! Nossa cidade estará de portas abertas para acolher aqueles de boa vontade que desejam alimentar a fé, na escuta e na prática do Evangelho, manifestar sua gratidão a Deus por meio da intercessão de Maria, celebrar os sacramentos, reencontrar os amigos de longe e de perto, felizes e confirmados no “amor de Cristo que nos uniu”.

Festejemos com entusiasmo, pois, a festa é expressão do tamanho do amor com que amamos nossa Padroeira. Sejam todos bem-vindos a São Fernando/RN. Deus os abençoe!

Pe. Ronneyvingli Edley Galvão Bezerra

22º Cura de N. Sra. do Patrocínio

 

MENSAGEM DO PODER PÚBLICO MUNICIPAL

            Caríssimos conterrâneos e amigos visitantes

As luzes da tradicional Festa de Nossa Senhora do Patrocínio se apresentam florindo o horizonte. Este ano coroadas com o júbilo dos quinze anos da instituição da paróquia da excelsa padroeira, que se somam aos cento e trinta e seis largos tempos anuários da edificação da capela que deu origem a nossa cidade, pelo Pe. Francisco Rafael Fernandes. É momento de reconhecermos a enorme contribuição dada pela Igreja Católica Apostólica Romana sediada em São Fernando, para o progresso sociocultural e espiritual da nossa gente. Nosso querido pedacinho terráqueo não seria o que é, não fosse esta instituição guiada por Nossa Senhora, atuando por meio dos inúmeros sacerdotes que aqui envoltos na batina sagrada nos conduziram.

Com este espírito queremos convidar todos os sãofernandenses e visitantes a participarem da grande Festa de Nossa Senhora do Patrocínio. Na parte religiosa, com o espírito motivado ao recebimento das bênçãos divinas, enchendo as celebrações litúrgicas. No outro viés, ou seja, social, participando das grandes festas que o Governo Municipal vai oferecer a toda sociedade, e com isso cumprir a gloriosa missão de garantir lazer, entretenimento e oportunidades aos munícipes.

Que sejamos todos abençoados…

 

Genilson Maia

Prefeito Municipal

 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

23/11 (quinta-feira): 18h – RECEPÇÃO DA IMAGEM RESTAURADA DE N. SRA. DO PATROCÍNIO E PROCISSÃO DE ABERTURA, SAINDO DO PÓRTICO DE ENTRADA DA CIDADE, HASTEAMENTO DA BANDEIRA SEGUIDO DE MISSA SOLENE.

Homenageados: Equipes da Festa e Madrinhas da Festa.

24/11 (sexta-feira): 8h – Missa

18h20: Santo Terço Mariano

19h – 1ª Novena

Homenageados: Shalom, Ministério de Música Jovem, Crisma, Polícia Militar, Projeto Polícia Mirim, Conselho Tutelar, PASCOM.

TEMA: No sim de Maria, os jovens são enviados à evangelização da juventude.

25/11 (sábado): 8h – CAMINHADA E MISSA DAS CRIANÇAS

18h20: Santo Terço Mariano

19h – 2ª Novena

Homenageados: Motoristas, Motociclistas, Pastoral da Criança, Coroinhas e Acólitos, Liturgia, Movimento das Capelinhas, Pastoral das Exéquias.

TEMA: Em Maria, comunidade de irmãos: a Igreja que Jesus quer.

26/11 (domingo): 9h – Missa dominical e 3ª Novena

Homenageados: Poder Público Municipal (Prefeitura, Câmara Municipal, Secretarias Municipais), Zona Rural (Associações Rurais – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – EMATER), Capela São José (Umarizeiro) e Capela São Francisco de Assis (Boa Vista), Cavaleiros e Amazonas.

TEMA: Na mesa de Cristo todos têm assento: Eucaristia, pão da vida eterna.

27/11 (segunda-feira): 8h – Missa

18h20: Santo Terço Mariano

19h – 4ª Novena

Homenageados: Apostolado da Oração, Pastoral da Pessoa Idosa, Coral Canto da Paz, Vicentinos, Profissionais da Saúde (Unidade de Saúde Mãe Joaquina e Unidade de Saúde Inácia Duarte), Matriarcas Homenageadas (in memoriam).

TEMA: Obras de Misericórdia: gestos simples e concretos da ação misericordiosa de Deus.

28/11 (terça-feira): 8h – Missa

18h20: Santo Terço Mariano

19h – 5ª Novena

Homenageados: Equipe Pedras Vivas, Comerciantes, Autônomos, Proprietários das Fábricas, Costureiros (as), Patrocinadores e Parceiros da Festa.

TEMA: Família de Nazaré: Maria como modelo de vida.

 

29/11 (quarta-feira): 8h – Missa

18h20: Santo Terço Mariano

19h – 6ª Novena

Homenageados: Terço das mulheres, Terço das mães que oram pelos filhos, Terço dos homens, Setores Missionários (N. Sra. das Dores, São José, São Sebastião, Santa Terezinha)

TEMA: Chamados a ser discípulos e missionários de Jesus Cristo.

30/11 (quinta-feira): 8h – CAMINHADA E MISSA DOS IDOSOS COM UNÇÃO DOS ENFERMOS

18h20: Santo Terço Mariano

19h – 7ª Novena

Homenageados: Catequese (1ª Eucaristia), Escolas e Creches Municipais (E. M. Pe. Francisco Rafael Fernandes / Creche Ana Dantas de Medeiros) e Estadual (E.E. Mons. Walfredo Gurgel) e Centro de Ensino Rural Ângela Maria de Araújo Fernandes, Banda Filarmônica José Gervásio Alves.

TEMA: Maria, Santuário da Espírito Santo, peregrina da esperança.

01/12 (sexta-feira): 8h – Missa

18h20: Santo Terço Mariano

19h – 8ª NOVENA E MISSA SOLENE DO JUBILEU DE PRATA (25 ANOS) DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL DO FILHO DA TERRA PE. NIXON BEZERRA DE BRITO

Homenageados: Pe. Nixon Bezerra de Brito e sua família.

TEMA: Vocação sacerdotal: um chamado a santidade (Gaudete et Exsultate).

02/12 (sábado): 8h – Missa das crianças

18h20: Santo Terço Mariano

19h – 9ª Novena

Homenageados: Ministros Extraordinários da Eucaristia, Pastoral do Dízimo, Devotos de N. Sra. do Patrocínio, Filhos (as) ausentes, Afilhados de N. Sra. do Patrocínio.

TEMA: Maria, patrocínio da evangelização.

03/12: DIA FESTIVO DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

8h – Batizados

10h – Missa dominical

Pe. Nixon Bezerra de Brito (Pároco da Ilha de Paquetá – Arquidiocese de São Sebastião/RJ)

17h – Missa Solene da Festa, Procissão de encerramento, Palavras de agradecimentos e Descida da bandeira

Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC (Bispo Diocesano de Caicó / RN)

 

PARTE SOCIAL

21/11DIA DE N. SRA. DO PATROCÍNIO

17H – ABRAÇA SÃO FERNANDO

19H – MISSA SOLENE E VENDA DO BOLO DE N. SRA (ALUSIVO AOS 15 ANOS DE PARÓQUIA)

23/11 – TRADICIONAL PEREGRINAÇÃO (CAICÓ – SÃO FERNANDO) – AQUIRA SUA CAMISETA COM JUNINHO ARAÚJO AO PREÇO DE 40,00 REAIS

21H – SHOW RELIGIOSO EM COMEMORAÇÃO DOS 15 ANOS DA PARÓQUIA COM ROONY MOURA (RECIFE-PE)

24/11SHOW RELIGIOSO COM PE. NETO (AQUIDIOCESE DE NATAL) E, APÓS, SHOW COM JOÉDSON FELIPE

25/11 – 8H CAMINHADA DAS CRIANÇAS E MISSA

18H CARREATA DOS MOTORISTAS

22H NOITE BRANCA – ATRAÇÕES: GIANNINI ALENCAR; SOLANGE SILVA; MATHEUS ALVES (ORG. DYEGO LEANDRO COM APOIO DA PARÓQUIA)

26/11CAVALGADA (7H ACOLHIDA NA CHÁCARA BELO MONTE, SÍTIO PASCOAL, RESIDÊNCIA DE VITAL NETO E FAMÍLIA – 9H SAIDA DA CAVALGADA PASSANDO PELA FAZENDA PAI LUIZ (BATE CELA) EM DIREÇÃO A IGREJA MATRIZ, PASSANDO PELAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE (ANIMAÇÃO DO PERCURSO: MARCELO TRIO VÊNUS E JUNINHO SOFONEIRO)

11H – FORRÓ DO VAQUEIRO – ANIMAÇÃO DE HEITOR SANFONEIRO

            12HGRANDE LEILÃO DA FESTA (GARROTES, CARNEIROS, PORCOS, GALINHAS CAIPIRAS, TIRA GOSTOS DIVERSOS, SOBREMESAS)

16H – FEIRINHA DE N. SRA. DO PATROCÍNIO – ATRAÇÕES: HENRY FREITAS; PEGADA DO COYOTE; HEITOR SANFONEIRO

 

27/11 – HOMENAGEM AS MATRIARCAS (IN MEMORIAM) E BÊNÇÃO DA GALERIA DE FOTOS DAS HOMENAGEADAS NO CENTRO DE PASTORAL

28/11 – COQUETEL DE HOMENAGEM AOS PATROCINADORES E PARCEIROS (LOCAL: CHÁCARA FERRERINHA – ANIMAÇÃO DE LÉO MIX)

29/11 – NOITE CULTURAL (A MAIS BELA VOZ E DESFILE DA RAINHA DA FESTA) – LOCAL: SÃO FERNANDO ESPORTE CLUB – ENTRADA: 5,00 REAIS.

 

30/11 – 8H CAMINHADA, MISSA E FORRÓ DOS IDOSOS

21H ENCONTRO DE BANDAS FILARMÔNICAS

 

01/11 – JANTAR DE N. SRA. DO PATROCÍNIO E COMEMORAÇÃO DO JUBILEU DE PRATA (25 ANOS) DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL DE PE. NIXON BEZERRA DE BRITO (FILHO DA TERRA) – 15,00 REAIS (Cardápio: arroz refogado, salpicão, creme branco de queijo, farofa, carne nordestina trinchada ao molho madeira e sobremesa) – ADQUIRA ANTECIPADAMENTE SUA SENHA, POIS, DISPOREMOS APENAS DE 1000 SENHAS! ATRAÇÕES: WOSTON NÓBREGA; MANU ARROCHARME; BENÉ E TECLADOS

02/11TRADICIONAL SÁBADO DE FESTA – ATRAÇÕES: CAVALEIROS DO FORRÓ; MOZÃO LIMA; RODOLFO LOPES; GUILHERME E PEDRINHO

 

NOTAS

Em alguns dias teremos o BARRACÃO DE N. SRA. DO PATROCÍNIO, com vendas de comidas, sobremesas, água, refrigerantes e sucos.

– As prendas para os Leilões serão entregues na Casa Paroquial ou a equipe responsável – Marcilene, Simplícia, Minote, Pe. Ronney, Dede (Secretário de Agricultura).

– Os bilhetes do Festival de Prêmios serão vendidos pelas MADRINHAS da Festa e suas famílias, ao preço de 10,00 reais, PARA PAGAR O ALTAR DE N. SRA. DO PATROCÍNIO.

– Os homens serão consagrados a N. Sra. do Patrocínio. Dê o seu nome a Marcílio, Maécio ou Juninho Araújo, e seja um afilhado de N. Senhora.

– No encerramento da Festa vestir-se de BRANCO, em sinal de paz, suplicando a bênção da saúde.

– A ornamentação do altar e andor de N. Sra. das Dores serão ornados por Juninho Araújo e equipe. Aqueles (as) que queiram fazer doações para a aquisição das rosas, devem procurá-los.

– Todos os dias contamos com a presença das pessoas homenageadas. Procure chegar cedo para a organização da procissão de entrada e acolhida.

– Sigam as nossas redes sociais e nos ajudem nas transmissões das nossas missas, novenas e eventos sociais. Facebook: @paroquiasaofernando – Instagram: @pnsenhorapatrocinio – Youtube: Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio.

– Não deixe de registrar com uma foto todos os momentos da nossa festa e postar em suas redes sociais marcando nosso @.

– SEJA UMA PEDRA VIVA E AJUDE NA GRANDE REFORMA DA MATRIZ DE N. SRA. DO PATROCÍNIO. PROCURE O PADRE RONNEY E VEJA COMO PODERÁ CONTRIBUIR. “O ZELO POR TUA CASA ME CONSOME”.

– Conforme lei estabelecida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é PROIBIDA a venda e comercialização de bebidas alcoólicas a menores de idade. Pedimos aos senhores donos de bares que esta lei seja cumprida para a proteção e o bem-estar das nossas crianças e adolescentes. Pedimos também que nas festas públicas, estas mesmas crianças e adolescentes estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis, sob condições delas serem retiradas do ambiente da festa pelas autoridades competentes (Polícia Militar, Seguranças, Conselho Tutelar). Agradecemos a compreensão!

– COMPRE A AÇÃO DA MOTO XRE 190, O KM. ACESSE AGORA MESMO O LINK E FAÇA SUA COMPRA. ASSIM, AJUDARÁ NA REFORMA DA NOSSA IGREJA.

Histórias Relacionadas

Insira uma solicitação de pesquisa e pressione enter. Pressione Esc ou X para fechar.