Pastoral do Surdo celebra 16 anos de Instituição na Paróquia de São Sebastião em Parelhas/RN

No último Sábado, 27/04/24 foi dia de festa para a Comunidade Surda de Parelhas, pois foi comemorado o aniversário de 16 anos de Instituição da Pastoral do Surdo na Paróquia de São Sebastião. Festejo esse ocorrido na simplicidade, discrição e ambiente doméstico, ao estilo de Jesus Cristo  na casa de Maria, Marta e Lázaro. Regado a oração, formação e Evangelho, o Coordenador Jackson José (Surdo), expôs a importância de estar unido intimamente a Cristo pra seguir bem no Caminho com alegria e fé, já os TIL-Cat’s (Tradutores Intérpretes de Libras – Católicos) voluntários, rememoraram sutilmente sua atuação na evangelização desse pequeno rebanho.

“Festejar os 16 anos é também consagrar um trabalho iniciado há muito mais tempo, cerca de quase  10 anos antes da Pastoral existir na paróquia parelhense, pois o início partiu dos próprios surdos que ansiavam para que a Palavra lhes fosse anunciada na sua língua materna LIBRAS, nesse contexto fazemos a grata memória de Terezinha de Seu Chagas primeiríssima Intérprete de LIBRAS nas novenas de São Sebastião no mês de janeiro, isso nos idos anos na virada do século, ela que está em nossos corações com seu exemplo e abnegação, é modelo e memória pra nós que atuamos como elos na celebração eucarística”. (Pero Vaz de Caminha um dos  intérpretes Fundadores da Pastoral do Surdo).

Também se destaca a figura de Fábio Raoimei (Surdo) que foi o pioneiro em trazer a LIBRAS para os outros surdos da cidade de Parelhas : “Eu fui para São Paulo, onde tenho um tio, lá  aprendi LIBRAS na Escola de Surdos, voltei pra cá e ensinei aos surdos que conhecia, além de buscar outros que ainda não conhecia, que hoje fazem parte da Comunidade Surda parelhense” é o que diz em LIBRAS Fábio Raoimei (SURDO), tendo sua versão voz feita pelo TIL- Cat Pero. Desejamos muitos mais anos de atuação e êxito nessa jornada de evangelização em LIBRAS para a Pastoral do Surdo de Parelhas.

São Francisco de Sales e Nossa Senhora do Silêncio de Knock, padroeiros dos surdos do mundo inteiro roguem por nós!

Fonte: Pero Vaz de Caminha – Paróquia de São Sebastião Parelhas/RN.