No Ano Vocacional, a nossa Diocese de Caicó é contemplada com a nomeação Episcopal de mais um sacerdote do nosso clero, o Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo. O primeiro, foi o atual Bispo de Nazaré da Mata /PE, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, em 28 de maio de 2008.
O Papa Francisco acolheu, no dia 8 de novembro, a solicitação do arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, de poder contar com a colaboração de um auxiliar. Assim, nomeou o padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo, do clero da diocese de Caicó (RN), como bispo titular de “Fata” e auxiliar da arquidiocese da Paraíba. Padre Alcivan tem 51 anos e atualmente é pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN).
A Ordenação Episcopal do Mons. Alcivan acontecerá no dia 02 de fevereiro de 2024 às 19h na Catedral de Sant´Ana, em Caicó/RN. Ele será ordenado pelo Bispo Diocesano de Caicó, Dom Antonio Carlos Cruz Santos, MSC, e os Coordenantes serão os Bispos: Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap, Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba/PB (6º Bispo de Caicó), e Dom Heitor de Araújo Sales, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Natal/RN (4º Bispo de Caicó). A apresentação do Mons. Alcivan Tadeus como Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Paraíba acontecerá no dia 22 de fevereiro de 2024 às 19h na Catedral Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa/PB
Informações biográficas
Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo nasceu no dia 21 de maio de 1972, em Cerro Corá (RN), filho de Valdenor Florêncio de Araújo (in memoriam) e Francisca Alcioneide Gomes de Araújo.
Ingressou no curso propedêutico do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars, em Caicó, no ano de 1990. No ano seguinte, transferiu-se para o Seminário Arquidiocesano de São José do Rio de Janeiro para cursar filosofia na Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e Teologia no Instituto Superior de Teologia da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, entre 1993 e 1996. A ordenação presbiteral foi no dia 1º de fevereiro de 1997.
Padre Alcivan é mestre em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, tendo cursado a formação entre 2009 e 2012.
Na diocese de Caicó, desempenhou diversas funções, como pároco, vigário episcopal para os Ministérios e Vocações, ecônomo, vigário judicial da diocese e vigário judicial adjunto e vice-presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Natal (RN). Também foi diretor espiritual da Casa de Formação Inicial São João Paulo II e do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars; e diretor assistente das Rádios 95.9 FM e 102.7 Rural FM de Caicó. Fez parte como membro: do Colégio dos Consultores e do Conselho Presbiteral; da Comissão Diocesana de Arquitetura e Artes Sacras; e do Conselho Diretor da Fundação Educacional Sant’Ana.
Em sua atuação pastoral, desempenhou as funções de vigário paroquial das Paróquias de Sant’Ana e Imaculada Conceição em Currais Novos (1997); reitor do Seminário Diocesano Santo Cura d’Ars (1998); administrador da Área Pastoral Autônoma de Nossa Senhora do Patrocínio em São Fernando (RN) (1998); pároco da Paróquia de São Francisco de Assis em Lagoa Nava (RN) (1999-2002); presidente do Departamento Diocesano de Ação Social/DDAS (2004-2007); pároco da Paróquia de São Sebastião de Parelhas (RN) (2003-2009); administrador paroquial da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios de Cruzeta (RN) (2012); pároco da Paróquia de Sant’Ana de Caicó (2015-2022) e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Jardim do Seridó (RN) (2023).