Mensagem fraterna!
Prezados irmãos no sacerdócio
Minha fraternal saudação
Mesmo não estando fisicamente presente nestes dias especiais do retiro anual do clero da diocese de Caicó, exercício espiritual tão necessário para nossa vida humana, pastoral e missionária, expresso através destas breves palavras que estarei unido e em comunhão com todos os participantes e em sintonia por meio da oração.
É uma graça profunda para nossa Igreja diocesana, quando o clero se reúne, em oração e meditação, deixando por um curto período de tempo as atividades missionárias que cada um exerce para se encontrar muito especialmente com a presença de Cristo, centro e razão do nosso viver e da nossa missão de presbíteros.
Recordo as palavras do Papa Bento XVI quando afirmou que toda pessoa precisa de um “centro” para sua própria vida, um manancial de verdade e de bondade ao qual recorrer frente à sucessão das diferentes situações e no cansaço da vida cotidiana. Cada um de nós, quando faz uma pausa em silêncio, precisa sentir não somente o palpitar do coração, mas, de maneira mais profunda, o palpitar de uma presença confiável, que pode ser percebida com os sentidos da fé e que, no entanto, é muito mais real: a presença de Cristo, coração do mundo.
Desejo a cada um dos meus irmãos no sacerdócio a graça desse profundo encontro com a presença de Cristo, que é capaz de nos tirar dos nossos cansaços ordinários e fazer- nos experimentar a maravilha de sua presença encantadora que nos entusiasma na missão. Que o retiro possibilite esse mergulho no manancial de verdade e de bondade, e com os sentidos da fé tenha a feliz graça de tocar a presença real do Cristo no nosso meio.
Abençoado retiro!
Com estima e carinho
Monsenhor Antônio Ranis, C.Ss.R Bispo eleito de Caicó.