GRUPO DE REFLEXÃO SOBRE COMUNICAÇÃO DA CNBB PREPARA SUBSÍDIO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Em seu segundo encontro neste ano, o Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom), ligado à Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB, esteve reunido por videoconferência na sexta-feira, 26 de abril. O bispo de Campo Limpo e presidente da Comissão, dom Valdir José de Castro, participou dos debates. 

O objetivo da reunião foi discutir e finalizar um subsídio sobre inteligência artificial, que está sendo preparado coletivamente pelo Grecom, por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a ser celebrado no Domingo da Ascensão do Senhor, 12 de maio. O tema proposto pelo Papa Francisco para este ano é “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”. 

A proposta do material, que começou a ser pensado na reunião anterior do Grecom, em fevereiro passado, é fomentar o debate na Igreja no Brasil sobre o papel da inteligência artificial hoje, especialmente entre os comunicadores e comunicadoras católicos.

Para dom Valdir, “foi uma reunião muito proveitosa, na qual os membros do Grecom trabalharam em comum sobre os textos que produziram sobre inteligência artificial e que, em breve, estarão disponíveis num subsídio a todos os que desejam aprofundar o tema proposto pelo Papa Francisco, para o próximo Dia Mundial das Comunicaçõs Sociais. É o Grecom cumprindo a sua missão!”.  

Tendo como base a mensagem papal, o subsídio trará um aprofundamento sobre a temática, com contribuições teórico-práticas específicas do campo da Comunicação. Segundo o professor da PUC Minas e coordenador do Grecom, Moisés Sbardelotto, a ideia do texto é “inspirar respostas concretas em relação ao papel da IA na ação evangelizadora da Igreja, particularmente na missão realizada pela Pastoral da Comunicação em todo o país”. 

O subsídio será disponibilizado gratuitamente, em formato e-book. Seu lançamento será no próximo dia 7 de maio, às 20h, na Atividade Nacional online que integra a programação da 5ª Semana de Comunicação, promovida pela Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB. 

14º Muticom 

Na reunião, o Grecom também debateu propostas de temas para o 14º Mutirão de Comunicação (Muticom), a ser realizado em setembro de 2025, na cidade de Manaus, Amazonas, promovido pela Comissão Episcopal para a Comunicação. Algumas temáticas sugeridas ressaltaram o magistério do Papa Francisco sobre a questão ecológica, de modo especial em sua encíclica Laudato si’, à luz da comunicação. 

Os membros do Grecom enfatizaram ainda a importância de valorizar o fazer e o pensar locais, visibilizando a produção teórica e também as boas práticas comunicacionais da região da Amazônia. Sugeriu-se ainda que o “rosto amazônico” se revele na programação e nas próprias dinâmicas do evento. As propostas, agora, serão encaminhadas à comissão de organização local. 

Grecom 

O Grecom é um grupo de reflexão, estudo e pesquisa sobre comunicação, de natureza consultiva, como parte essencial da Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB. Sua missão é oferecer um aprofundamento da comunicação a serviço da evangelização e da sociedade.  

Atualmente, o grupo é formado pelos pesquisadores Aline Amaro da Silva, Claudenir Modolo Alves, Joana T. Puntel, Magali Cunha, Marcus Tullius, Moisés Sbardelotto (coordenador) e Ricardo Alvarenga.  

Também integram o Grecom o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Valdir José de Castro, e seus assessores, Osnilda Lima e padre Tiago José Sibula da Silva. 

Fonte: https://www.cnbb.org.br/

Histórias Relacionadas

Insira uma solicitação de pesquisa e pressione enter. Pressione Esc ou X para fechar.