FESTA DE SANT’ANA DE CAICÓ, 17 a 28 de julho de 2024

DIOCESE DE CAICÓ-RN

PARÓQUIA DE SANT’ANA DE CAICÓ-RN

FESTA DE SANT’ANA – 17 a 28 de julho de 2024

 

 

Tema: Sant’Ana: mulher de oração, peregrina de esperança!

Lema: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rm 12,12)

 

Mensagem do Administrador Diocesano

A festa de Sant’Ana, padroeira da Diocese de Caicó, reveste-se de várias dimensões: religiosa, cultural e social. Entretanto, ela tem como objetivo levar as pessoas a um itinerário espiritual de crescimento e amadurecimento na fé, tendo como horizonte a configuração a Jesus Cristo. Por esse motivo, na organização dos festejos alusivos à avó e mestra do sertão do Seridó, são levados em consideração elementos significativos que contribuem para a vivência da oração e da meditação. É um entrelaçamento de manifestações que partem da piedade popular, de valores culturais novos e tradicionais, e da transmissão de uma fé intensa e vigorosa. Enfim, todo um tesouro precioso que, no tempo e no espaço, fortalece uma relação verdadeira com Deus e com os irmãos e irmãs.

A festa de Sant’Ana, neste ano jubilar dos 85 anos de criação da Diocese de Caicó, tem como inspiração o “Ano da Oração”, nos ajudando a preparar o Jubileu Ordinário da Redenção, no próximo ano: 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo.

A oração determina a nossa vida. Precisamos aprender a estar em oração, e essa precisa ser concreta para dar frutos. A oração é o nosso grande sustento, por isso, precisamos rezar em todos os momentos. Tudo aquilo que vivemos — alegrias, tristezas, dores, sofrimentos e decisões — precisa ser colocado à luz do Senhor.

Santa Teresinha diz: “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria”.

E, hoje, perguntemo-nos: como vai a minha oração? Será que rezo por hábito, sem querer, apenas recitando fórmulas? Ou será que cultivo a intimidade com Deus, o diálogo com Ele, a escuta da Palavra?

Entre as muitas coisas que fazemos, o Papa Francisco nos lembra: “Não negligenciemos a oração. Dediquemos tempo a ela, utilizemos invocações curtas para repetir com frequência, leiamos o Evangelho todos os dias”.

Oxalá que, neste retiro de 10 dias de festa de Sant’Ana, façamos a experiência de sermos amparados pela força da oração e digamos como os discípulos: “Senhor, ensina-nos a rezar” (Lc 11,1).

 

Fraternalmente,

Pe. Edson Medeiros de Araújo

Administrador Diocesano Sede Vacante de Caicó

 

 

Palavra do Pároco

Queridos irmãos e irmãs, peregrinos, devotos, família de Sant’Ana!

 

Revestem-se nossos corações de alegria porque a Festa de Sant’Ana está por começar. Nesse tempo de encontros, alegria, confraternização, fé e devoção, muitos aspectos de nossas vidas são sensivelmente tocados e transformados. A festa nos permite fazer experiências diversas, mas a principal delas é a renovação de nossas esperanças que o mês de julho nos oportuniza.

Motivados pelo convite do Santo Padre, o Papa Francisco, que instituiu o ano de 2024 como o Ano da Oração em preparação para o Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, o neto bendito de Sant’Ana, a Festa quer propor que, a exemplo de nossa padroeira, tenhamos ainda mais firmes nossas raízes em Deus.

Sant’Ana, mulher de oração e peregrina de esperança, nos ajude a trilhar o caminho das nossas vidas, fortificados na oração como alimento que fortalece nossa relação com o Senhor, no desejo e esperança de, um dia, em plenitude alcançá-Lo. Assim, somos exortados a “alegrarmo-nos na esperança, sermos pacientes na tribulação e perseverar na oração” (cf. Rm 12,12).

Nossa festa também é acrescida de uma outra festa, a celebração dos 85 anos da criação de nossa Diocese de Caicó. Portanto, rendemos graças a Deus pelo caminhar de nossa Igreja Diocesana, sendo gratos por todos os que a construíram até aqui e que, ao seu modo, foram delineando as marcas e as linhas do rosto de nossa Igreja Particular do Seridó.

Ao mesmo tempo, nossas preces se voltam a Deus para que nos envie, sem demora, um Pastor Diocesano, que seja sinal de unidade e nos ajude a fortalecer nosso vínculo no amor, comprometido na edificação do Reino de Deus, sensível às necessidades de nosso povo, que nos seja um pai, mestre e pastor, a exemplo do Bom Pastor: Servo e Humilde.

Que a grandiosa Festa de Sant’Ana de Caicó, que é a festa de todos nós, seja para todos, de fato, grande no derramamento de bênçãos e graças. Sinta-se abraçado(a) e seu coração alcançado por nossas orações.

Com minha benção, desejo uma feliz festa para você! Feliz Festa para todos nós!

 

Em Cristo, que nos faz um!

 

Pe. Jerônimo Batista de Araújo

Pároco de Sant’Ana de Caicó-RN

 

 

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

17 DE JULHO – ENCERRAMENTO DA PEREGRINAÇÃO URBANA E RURAL

 

– 17h – No Estádio Senador Dinarte de Medeiros Mariz (Marizão), o Exmo. Sr. Prefeito Municipal Judas Tadeu e representantes da Paróquia de Sant’Ana acolherão a caravana “Ilton José de Souza Pacheco”, a caravana dos Caminhos de Sant’Ana e demais Peregrinos de Sant’Ana, que virão a pé da cidade de Currais Novos, bem como os ciclistas, para participar da Festa de nossa Excelsa Padroeira.

Em seguida, todos irão em caminhada até o centro da cidade de Caicó onde haverá concentração de todas as imagens peregrinas que visitaram a zona urbana e rural do município de Caicó. Chegando à Catedral de Sant’Ana, será celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Edson Medeiros de Araújo, Administrador Diocesano “Sede Vacante” de Caicó, em ação de graças por todas as famílias que realizaram em seus lares os encontros de oração em preparação para a Festa de Sant’Ana.

 

18 DE JULHO – ABERTURA OFICIAL DA FESTA

– 05h – Alvorada Festiva pelas ruas de Caicó: Acorda, Caicó!

– 07h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário do Rosário.

– 18h – ABERTURA DA FESTA

Solene Passeata – Hasteamento do Estandarte, seguido da Santa Missa.

Itinerário: Av. Seridó, R. Renato Dantas, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano e Av. Seridó.

– Presidente da Celebração: Dom Antonio Carlos Cruz Santos, MSC (Bispo Diocesano de Petrolina).

 

19 DE JULHO – 1ª DIA DO NOVENÁRIO – SEXTA-FEIRA

SUBTEMA: Ana, sempre orante: É preciso rezar sempre, até quando tudo parece em vão (Lc 18,1-8).

Homenageados: Hospitais, clínicas, laboratórios, Hemocentro, farmácias, planos e seguros de saúde; IV URSAP; Secretaria Municipal de Saúde (UBS, CRAS, CAPS AD, CAPS 3, SAMU, CEREST, CRI/CRA, CCZ).

– 06h30 – Missa.

– 08h – Marcha dos idosos do Seridó e Missa na Catedral de Sant’Ana, presidida pelo Pe. Carlos Eduardo de Lira.

Itinerário: Praça Dr. José Augusto, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano, Av. Seridó e Praça Mons. Walfredo Gurgel.

12h – Missa com novena.

– Presidente da Celebração: Pe. Ricardo de Almeida. OMI.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

Pregador: Dom Limacêdo Antônio da Silva (Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira).

 

20 DE JULHO – 2º DIA DO NOVENÁRIO – SÁBADO

SUBTEMA: Ana, doce e clemente: A compaixão nos salva da indiferença (Lc 7,11-17).

Homenageados: APAE, Associação dos Deficientes Físicos de Caicó (ADEFIC); Associação dos Deficientes Auditivos de Caicó; Fazenda da Esperança; patrulheiros e bombeiros mirins; Clubes de Serviços; Reviver; Sala de Reboco; PROERD; 10ª DIRED; Ronda escolar, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes; Escolas Municipais, Estaduais e Particulares (pais, professores, diretores, alunos e funcionários); Faculdades: Anhanguera, Unopar, Cardan, UERN; UFRN; Faculdade Caicoense Santa Teresinha; UVA, UnP e IFRN.

– 06h30 – Missa.

– 07h30 – Encontro das crianças de Caicó com a avó Sant’Ana e momento celebrativo na Catedral.

Itinerário: Praça Dr. José Augusto, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano, Av. Seridó e Praça Mons. Walfredo Gurgel.

10h – Batizados na Catedral.

11h30 – Recitação do Ofício da Imaculada Conceição.

12h – Missa com novena.

– Presidente da Celebração: Pe. Everaldo Araújo de Lucena.

17h – Missa Dominical no Santuário do Rosário.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Eraldo Bispo da Silva (Bispo Diocesano de Patos).

 

21 DE JULHO – 3º DIA DO NOVENÁRIO – DOMINGO

SUBTEMA: Ana, plena de esperança: A esperança cristã não engana porque está fundada na certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus (Rm 8,35.37-39).

Homenageados: Rádios, jornais, revistas, blogs, sites e digitais influencers (jornalistas, repórteres, redatores, produtores, locutores, controlistas e administradores). Homem e mulher do campo, Associações rurais; Sindicato dos Produtores e Trabalhadores Rurais; Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCB/RN); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN).

 – 06h30 – Missa Dominical.

– 08h – Batizados na Igreja do Educandário Santa Teresinha.

08h30 – Missa Dominical com novena.

Presidente da Celebração: Pe. Francisco de Assis Costa da Silva.

18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Emérito de Natal).

 

22 DE JULHO – 4º DIA DO NOVENÁRIO – SEGUNDA-FEIRA

SUBTEMA: Ana, guardiã da paz: A paz como caminho de esperança face aos obstáculos e provações (Cl 3,15).

 Homenageados: Congregação das Filhas do Amor Divino (FDC), Ordem de Santa Clara, Congregação de Nossa Senhora de Belém, Vicentinos e seus segmentos, AIC (Associação Internacional de Caridade), Setor Juventude com todas as expressões juvenis existentes na Diocese de Caicó, JMV (Juventude Marial Vicentina) e SSVP (Sociedade de São Vicente de Paulo), Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Terço da Divina Misericórdia, Irmandade dos Negros do Rosário, Equipes de Nossa Senhora, Encontro de Casais com Cristo, Catequese de 1ª Eucaristia e de Crisma, Catequese de Adultos, Liturgia, Infância e Adolescência Missionária, Comunidade Shalom, Coral de Sant’Ana, Coral Maria Bernadete Martins, Coral do Rosário, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Apostolado da Oração, Comissão das Festas Religiosas, Comissão Paroquial de Pastorais, Ordem Terceira Secular, Centro Católico Cardeal Sales (CECCAS), PASCOM, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Coroinhas e Acólitos, Capelinhas, Setores Missionários, Congregação Mariana, Pastoral da Consolação e Esperança.

 – 06h30 – Missa.

– 08h às 11h30 – Confissões individuais.

– 12h – Missa com Novena.

– Presidente da Celebração: Pe. José Tadeu de Araújo.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena (Bispo Diocesano de Nazaré).

 

23 DE JULHO – 5º DIA DO NOVENÁRIO – TERÇA-FEIRA

 SUBTEMA: Ana, de alma alegre: A alegria na esperança não é fruto do esforço humano, mas deriva do encontro com Cristo (Rm 12, 12).

 Homenageados: FORANIA DE CURRAIS NOVOS (Paróquia de Sant’Ana, em Currais Novos; Paróquia de São Sebastião e Nossa Senhora das Graças, em Florânia; Paróquia de São João Batista, em Cerro Corá; Paróquia da Imaculada Conceição, em Currais Novos; Paróquia de São Francisco de Assis, em Lagoa Nova; Paróquia de São Vicente Férrer, em São Vicente; Paróquia de São Francisco de Assis, em Tenente Laurentino Cruz; e Paróquia de São Francisco de Assis, em Currais Novos); Poderes: Executivo (Prefeitura Municipal), Legislativo (Câmara Municipal) e Judiciário (Comarca de Caicó); Ministérios Públicos (Estadual e Federal); OAB, Escritórios de Advocacia e Cartórios; Funcionalismo: Público, Federal, Estadual e Municipal; Policias: Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal; Bombeiros Militares, Bancários e Grupos de Escoteiros.

 – 06h30 – Missa.

– 8h às 11h30 – Confissões individuais.

12h – Missa com novena.

– Presidente da Celebração: Pe. Gleiber Fernandes de Araújo Medeiros Melo Ramalho e Dantas.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu (Arcebispo Emérito de Vitória da Conquista).

 

24 DE JULHO – 6 º DIA DO NOVENÁRIO – QUARTA-FEIRA

 SUBTEMA: Ana, ícone de justiça: Viver a justiça e integridade em todas as ações (Mt 5,6).

 Homenageados: FORANIA DE JARDIM DO SERIDÓ (Paróquia de Nossa Senhora da Guia, no Acari; Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Jardim do Seridó; Paróquia de São Sebastião, em Parelhas; Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Cruzeta; Paróquia de São José, em Carnaúba dos Dantas; Paróquia do Divino Espírito Santo, em Ouro Branco; Paróquia de São José, em São José do Seridó; Paróquia de São Sebastião, em Equador; e Paróquia de Sant’Ana, em Santana do Seridó); Instituto Josefino, Congregação das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena, Entidades associativas: ADESE, COOPETESE, Cáritas Diocesana, SEAPAC, COASE, COOPAIS, PROARTE (SETHAS), CRACAS, Associação das Bordadeiras e civis.

 – 06h30 – Missa.

08h30 – Missa com a Unção dos Enfermos.

12h – Missa com novena.

– Presidente da Celebração: Pe. José Alexandre Lopes Pereira.

– 18h – Recitação do Terço

– 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom João dos Santos Cardoso (Arcebispo Metropolitano de Natal).

 

25 DE JULHO – 7º DIA DO NOVENÁRIO – QUINTA-FEIRA

 SUBTEMA: Ana, voz dos abandonados: Saber amar Jesus em cada pessoa descartada (Mt 25,35).

 Homenageados: FORANIA DO VALE DO PIRANHAS (Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Serra Negra do Norte; Paróquia de São Sebastião e São Miguel Arcanjo, em Jucurutu; Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos, em Jardim de Piranhas; Paróquia de São João Batista, em São João do Sabugi; Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em São Fernando; Paróquia de São Severino Mártir, em Timbaúba dos Batistas; Área Pastoral Autônoma de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ipueira). SEBRAE/RN, SENAC, SENAI/SESI/IEL, SESC, Associação Comercial e Industrial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato do Comércio Varejista; comerciantes, comerciários, escritórios de Contabilidade, profissionais autônomos e liberais.

 – 06h30 – Missa.

– 08h30 – Missa com novena.

– Presidente da Celebração: Pe. José Alexandre Lopes Pereira

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Francisco de Sales Alencar Batista (Bispo Diocesano de Mossoró).

 

26 DE JULHO – 8º DIA DO NOVENÁRIO – SEXTA-FEIRA – DIA DE SANT’ANA E SÃO JOAQUIM

DEDICAÇÃO DA NOSSA CATEDRAL

 SUBTEMA: Ana, espelho de amor: Ao entardecer da vida, seremos julgados pela caridade (1 Cor 13,13).

 Homenageados: FORANIA DE CAICÓ (Paróquias de Caicó: Sant’Ana, São José, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores, Santo Estêvão Diácono, São Francisco de Assis e Santa Marta de Betânia); empresas de transporte, taxistas, mototaxistas e motoqueiros; motoristas e caminhoneiros.

– 06h30 – Missa.

– 09h – Batizados na Catedral.

– 11h – Recitação do Ofício de Sant’Ana e São Joaquim.

12h –Missa em ação de graças pelo 8º ano de dedicação de nossa Igreja Catedral com novena.

– Presidente da Celebração: Pe. Jerônimo Batista de Araújo.

– 18h – Recitação do Ofício de Sant’Ana e São Joaquim.

– 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Alcivan Tadeus Gomes de Araújo (Bispo Titular de Fata e Auxiliar da Paraíba).

 

27 DE JULHO – 9º DIA DO NOVENÁRIO – SÁBADO

 Sub-tema: Ana, patrona do Seridó: Cultivar e honrar a herança espiritual e cultural de cada comunidade (1Cor 12,12-27).

 Homenageados: Dia das “Anas e Joaquins” peregrinos, Caravana “Ilton José de Souza Pacheco”, devotos de Sant’Ana e São Joaquim e caicoenses residentes em outras cidades, regiões e países.

 – 10h – Batizados na Igreja do Educandário Santa Teresinha.

11h30 – Recitação do Ofício da Imaculada Conceição.

12h – Missa com novena.

– Presidente da Celebração: Pe. Amaurilo José da Silva.

– 17h – Missa Dominical no Santuário do Rosário.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Pe. Agripino Ferreira de Assis (Administrador Diocesano Sede Vacante de Cajazeiras).

 

28 DE JULHO – DOMINGO – ENCERRAMENTO DA FESTA

 – 06h30 – Missa Dominical.

– 10h – Missa Solene (Dia Maior da Festa de Sant’Ana de Caicó).

Solene Concelebração Eucarística em honra à Senhora Sant’Ana e São Joaquim, presidida por Dom Frei Manoel Delson Pedreira da Cruz, OFMCap (Arcebispo Metropolitano da Paraíba).

– 17h – SOLENE PROCISSÃO E MISSA DE ENCERRAMENTO – Único dia do ano em que, atualmente, a Imagem de Sant’Ana de Caicó deixa o seu nicho e é solenemente ornada e, em andor, conduzida pelas ruas de nossa cidade.

Itinerário: Av. Seridó, R. Pedro Velho e Avenidas Celso Dantas, Cel. Martiniano e Seridó.

Ao chegar à Catedral, Missa Dominical presidida por Pe. Edson Medeiros de Araújo, Administrador Diocesano Sede Vacante de Caicó; encerramento a Festa e descida do estandarte.

 

PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL

 

ALMOÇO DE SANT’ANA

Dia: 07/07/2024– 1º Domingo de Julho.

Local: Complexo Turístico “Ilha de Sant’Ana”.

Horário: 12h.

FESTA DOS DOCES

Dia: 17/07/2024 – Quarta-feira.

Local: Pavilhão de Sant’Ana.

Horário: 20h.

JANTAR DE SANT’ANA

Dia: 18/07/2024 – Quinta-feira.

Local: Pavilhão de Sant’Ana.

Horário: Após a Missa de Abertura da festa.

CAVALGADA DE SANT’ANA E LEILÃO

Dia: 21/07/2024 – Domingo.

Horário: 09h.

Obs.: As prendas poderão ser entregues na Secretaria Paroquial (Centro Paroquial São Joaquim), no horário de expediente.

 

VIAGEM CICLÍSTICA DE SANT’ANA

Dia: 21/07/2024 – Domingo.

Percurso: Natal – Caicó.

Horário de chegada: 11h (Praça da Catedral).

FEIRA DE SANT’ANA

Dia: 25/07/2024 – Quinta-feira (Feriado Municipal).

Local: Praça da Catedral.

Abertura Oficial: 9h.

A Feira de Sant’Ana conta com o apoio de todos os caicoenses, em esforço conjunto, para oferecer aos visitantes uma amostra de nossas comidas tradicionais, em ambiente fraterno e descontraído.

  • A ENTREGA DE MESAS PARA A FEIRINHA INICIARÁ ÀS 05H E ENCERRANDO ÀS 12H;
  • ALUGUEL DE MESAS PARA A FEIRINHA NA SECRETARIA DA PARÓQUIA E CATEDRAL DURANTE O NOVENÁRIO. PREÇO R$ 130,00.

 

  • PAVILHÃO CULTURAL DE SANT’ANA

Todas as noites, apresentações culturais na Praça da Catedral.

 

NOTAS

  • PEREGRINAÇÃO DE SANT’ANA: Na cidade, teve início no dia 01 de junho, com a entrega das imagens peregrinas no Centro Paroquial São Joaquim; a Peregrinação Rural teve início no dia 11 de maio.
  • PASSAGEM DE FREI CANECA: Há 200 anos, Frei Caneca e seus batalhões passaram pelo Seridó. Estiveram de 23 a 24 de outubro de 1824, na povoação da Conceição do Azevedo (atual cidade de Jardim do Seridó) e, de 26 de outubro a 02 de novembro, foram hospedados no Sobrado do Padre Francisco de Brito Guerra, em Caicó.
  • PADRE MANOEL SALVIANO DE MEDEIROS: Nasceu há 200 anos e seu corpo se encontra inumado na Igreja Matriz de São João Batista, em São João do Sabugi.
  • TOMÁS DE ARAÚJO PEREIRA (3º): Há 200 anos, esse ancestral nosso, seridoense do Acari, era empossado como primeiro governador do Rio Grande do Norte, em 05 de maio de 1824, após a independência do Brasil.
  • HISTÓRIA DA FESTA: A festa de Sant’Ana de Caicó é uma tradição de 329 anos, desde 1695, quando começou, na primitiva capela de Sant’Ana, no Penedo.
  • EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CAICÓ: É preciso esclarecer que ela se deu a 31 de julho de 1788, sendo criado o município da Vila Nova do Príncipe. Em 15 de dezembro de 1868, foi assinada a lei que apenas mudava o nome da sede do município, que passou a chamar-se Cidade do Príncipe.
  • ABERTURA DA CATEDRAL: Diariamente, das 5h30 às 13h30, e das 17h às 22h. E, nos dias da Cavalgada (21/07) e Feirinha (25/07), das 5h30 às 12h; e das 17h30 às 22h.
  • LEMBRANÇAS DA FESTA: Podem ser adquiridas na Secretaria Paroquial e na Vitrine de Sant’Ana, no Pavilhão da Festa.
  • A PARÓQUIA DE SANT’ANA RECOMENDA QUE:
  1. Todos se apresentem de branco, se possível, para a abertura e o encerramento da Festa, em sinal de Paz e Fraternidade;
  2. As Famílias que residem no itinerário da procissão de Sant’Ana, ao se aproximar às 16h, afastem os veículos das avenidas para facilitar a passagem da grandiosa procissão;
  3. Os devotos observem o itinerário da PROCISSÃO para uma melhor organização;
  4. IRMANDADE DE SANT’ANA: a anuidade – que corresponde à sugestão de espórtula da Missa comunitária – deve ser entregue na Secretaria Paroquial (Centro Paroquial São Joaquim), no horário de funcionamento: de 2ª à 6ª feira: das 07h30 às 11:30hdas 13:30h às 17h e aos sábados das 07h às 10h;

 HOMENAGEM POSTUMA A IRMA LÚCIA VIEIRA

Filha de Francisco José Vieira e Luiza Marques Vieira, Maria Amélia Vieira nasceu aos 14 de março de 1925, em Viçosa (CE), numa família com dez filhos – 7 mulheres e 3 homens –, sendo chamada de Amelinha.

Professora primária, catequista e integrante da Pia União das Filhas de Maria, em Viçosa (CE), onde tudo corria em torno da Igreja Católica, logo surgiu sua vocação religiosa, ingressando aos 19 anos na Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Sua consagração a Deus se deu em 08 de dezembro de 1951.

Foi enviada pela Província das Filhas da Caridade no Brasil para Caicó (RN) e aqui chegou aos 23 de março de 1953. Em 2017, a Província das Filhas da Caridade no Recife, convidou as irmãs a deixar a obra em Caicó por motivos de poucas vocações. A sociedade relutou bastante para que isso não acontecesse, injustamente culpando quem não tinha nenhum poder decisório sobre a questão: a Diocese de Caicó que, por sua vez, fez toda intercessão possível para que as Irmãs permanecessem no Abrigo. Mesmo assim, no dia 12 de dezembro de 2017, Irmã Lúcia e suas coirmãs partiram para uma nova missão, no Instituto Juvino Barreto, em Natal (RN). Consagrada a Deus em pobreza, obediência e castidade, Irmã Lúcia aceitou sua saída de Caicó como a vontade de Deus e continuou sua missão.

Aos 99 anos de vida, celebrou sua Páscoa definitiva aos 06 de abril de 2024. Caicó deve muito a esta mulher de Deus que foi assistente social, enfermeira, confidente, professora, diretora da instituição e de escola, cuidadora de idosos, ecônoma, relações públicas, ministra da eucaristia, sacristã, religiosa e serva de Deus.

Histórias Relacionadas

Insira uma solicitação de pesquisa e pressione enter. Pressione Esc ou X para fechar.