Na manhã desta Quarta-feira (24/04), o Santo Padre, Papa Francisco, acolheu a renúncia de Dom Francisco Canindé Palhano, e nomeou dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC, atual bispo de Caicó (RN), como bispo de Petrolina (PE).
A Diocese de Caicó é grata a Dom Antonio por esses 10 anos de pastoreio vividos com toda dedicação, amor e sabedoria que tem um pastor com um coração do Bom Pastor. Mais do que um bispo foi um pai para todos nós!
Mas, como o próprio Dom Antonio falou em sua mensagem diária de hoje (24/04) e também na entrevista que deu para os meios de comunicação, toda missão tem começo, meio e fim, e infelizmente para nossa diocese, esse tempo acabou.
Aqueles que tiveram a graça de verdadeiramente acolher o que o Senhor nosso Deus exortou e orientou através das homilias e pregações de Dom Antonio, com certeza irá testemunhar os frutos que ele fez germinar nesta vinha que é a nossa Diocese, o rebanho do Seridó.
Quem conviveu com Dom Antonio conheceu, na prática, o que é HUMILDADE! Um bispo acessível a todos que o procuravam. Quantas pessoas, famílias, o procuravam em momentos difíceis, angustiantes, na esperança de ouvir uma palavra, um direcionamento para suas dúvidas e desesperanças, e saíam mais esperançosas e fortalecidas para enfrentar os obstáculos que a vida lhes apresentava.
Entregamos ao povo de Petrolina/PE, um presente de Deus, um pastor com cheiro de ovelhas! Que seu pastoreio seja fecundo, comprometido, como sempre o fez, com a causa do Reino de Deus!
Nos sentimos felizes por sua nova missão, mas, ao mesmo tempo, nossas lágrimas caem, não de tristeza, mas porque O AMAMOS e não iremos mais tê-lo por perto!
Rezaremos pelo senhor, lhe colocaremos todos os dias aos cuidados da Virgem Maria, para que Ela o guarde em sua nova missão, confiada por seu Filho Jesus Cristo!
SEJA MUITO FELIZ!
(Lucinete Araújo – Setor de Comunicação da Diocese de Caicó/RN)
AQUI MAIS UM POUCO SOBRE DOM ANTONIO CARLOS.
Currículo e Trajetória Eclesial
Dom Antônio Carlos Cruz Santos, (Missionário do Sagrado Coração – MSC) nasceu em São Gonçalo (RJ) em 25 de novembro de 1961. Ordenou-se padre em 12 de dezembro de 1992. Fez sua profissão religiosa em 2 de fevereiro de 1998. Foi nomeado bispo de Caicó (RN) em 12 de fevereiro de 2014, sendo ordenado em Niterói (RJ) em 10 de maio de 2014.
Antônio exerceu suas atividades no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em São Paulo. Esteve em vários países da América Latina e da Europa no decorrer de um ano letivo, exercendo a função de mestre de noviços.
Foi vigário nas paróquias Pai Eterno e São José, enquanto trabalhava na Cidade de Deus, na paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, quando em Contagem trabalhava com estudantes de Teologia, por três anos; Na paróquia de São Judas Tadeu, em Belford Roxo, atuando por quatro anos; Na paróquia Senhor Bom Jesus, de Pirassununga; Na paróquia de Nossa Senhora da Soledade, Itajubá (MG).
Também foi provincial dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus da Província do Rio de Janeiro, em 2012. Provincial em Juiz de Fora, até a data de sua nomeação como bispo. Entre 1995 e 1997, foi formador dos juniores. De 1998 a 2001, promotor vocacional e formador dos postulantes. Mestre de noviços de 2003 até 2011.