FESTA DE SANT´ANA 2022

SHARE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

FESTA DE SANT´ANA 2022 – 21 A 31 DE JULHO

TEMA: A SINODALIDADE NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA

Mensagem do Bispo Diocesano

Minhas irmãs e meus irmãos, “Caicó, sê radiante,/o teu sol já despontou!/Novos raios te iluminam/Mês de julho já chegou!/Multidões a ti acorrem,/filhos teus em caravana,/Tuas filhas vêm de longe:/Peregrinos de Sant’Ana!”

Ainda estamos vivenciando o tempo de pandemia iniciado em março de 2020. Graças a Deus o cenário está muito melhor, porém continua exigindo atenção e cuidado de todos nós para preservarmos a vida, que temos consciência que é dom de Deus. É extremamente necessário continuar tomando as doses de vacinas e seguir as orientações das autoridades sanitárias.

Nossa Igreja Católica vive dois momentos importantes:

 Em âmbito mundial, estamos vivenciando o sínodo 2021-2023 que tem como tema: POR UMA IGREJA SINODAL – COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO.  A palavra sínodo significa “caminhar juntos”. Um Sínodo é um processo de assembleia na Igreja.  Neste sínodo queremos refletir sobre sinodalidade, ou seja, caminhando juntos buscando discernir o que o Senhor nos pede para que possamos trilhar o itinerário sinodal, neste momento que nos compete viver, unidos na diversidade.

Em âmbito nacional, estamos nos preparando para o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá na Arquidiocese de Olinda e Recife, no período de 11 a 15 de novembro deste ano. Seu tema será: “Pão em todas as mesas”. “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entres eles (cf. At 2,46) será o seu lema.

Nossa festa de Sant’Ana, em Caicó, em 2022, terá o mesmo tema do Sínodo: “POR UMA IGREJA SINODAL – COMUNHÃO, PARTICIPAÇÃO E MISSÃO”. Será uma boa oportunidade para rezarmos por toda a Igreja: “Espírito Santo! Eis-nos aqui, diante de Vós, reunidos em vosso Nome. Nosso defensor, vinde, ficai conosco; tomai posse do nosso coração. Mostrai-nos o destino, caminhai conosco, conservando-nos em comunhão. Ai de nós, pecadores, se cairmos na confusão! Não o permitais. Iluminai a nossa ignorância, libertai-nos da parcialidade. Senhor que dais a vida, em Vós, a unidade, convosco, a verdade e a justiça; em marcha até à vida sem ocaso: nós vos suplicamos. Vós que soprais onde e como desejais, a todos dando a possibilidade de passar, com Jesus, ao Pai: nós vos adoramos, agora e sempre. Amém”.

 “Todo ano tem/Todo ano tem/Uma festa famosa na região/Todo ano tem/É a Festa de Santana/Padroeira do sertão/Todo ano tem/Uma banda tocando na procissão”

Que Sant’Ana, avó de Jesus e nossa avó, mãe da mãe de Deus, mestra que fala com sabedoria e ensina com amor, possa nos aponta sempre as lições da Eucaristia e o espírito de sinodalidade.

Sant’Ana de Currais Novos, Sant’Ana do Seridó, Sant’Ana de Caicó, Sant’Ana de todos nós,  intercedei por nós!

De peito aberto…

Dom Antonio Carlos Cruz Santos, MSC

Bispo de Caicó-RN

Palavra do Pároco

Caros irmãos e irmãs, devotos (as) da Senhora Sant’Ana

SANTA DA IGREJA

Assim nós invocamos nossa excelsa padroeira, na ladainha de Sant’Ana, que cantamos durante o seu novenário, na Igreja Primaz do Seridó, que é a nossa Catedral. A padroeira de Caicó e senhora de todo este sertão é uma santa da Igreja. Assim, não podemos desvinculá-la da comunhão com a comunidade dos discípulos do Senhor. Às vezes, a nossa tentação é viver uma devoção que nos aproxima de Sant’Ana, mas não nos insere na comunidade de fé, que é a Igreja. Por isso, a nossa festa abordará a temática da sinodalidade.

O termo “sinodalidade” já foi muito mais usual na vida da Igreja, sobretudo no primeiro milênio da era cristã. Sua origem é grega e significa “caminhar juntos”. O verbo que está na raiz desse substantivo designa “viajar em companhia de alguém”. Como nós fazemos parte da Igreja una, santa, católica e apostólica, seria aleijada essa comunidade se nós não estivéssemos dispostos a viajar juntos na companhia de Jesus, pastor de todo o rebanho, que, assim como no passado, também hoje escolhe e consagra homens que continuem o seu pastoreio. O tema da sinodalidade provoca a fé de cada pessoa que se diz cristã para conseguir levá-la à perfeição em Cristo.

No documento sobre a sinodalidade na vida e na missão da Igreja, lemos que, para São João Crisóstomo, no século IV da era cristã, Igreja é “nome que indica caminhar juntos”. É essa concepção que, em nossos dias, o Papa Francisco deseja redescobrir em nossa vida pastoral, a fim de que a Igreja seja uma comunidade formada por homens e mulheres que amam Jesus cada vez mais, conhecem o seu Evangelho, escolhem permanecer com ele e ser sal da terra como luz no mundo, conscientes da missão que cada um de nós recebeu, com a graça do Espírito Santo.

A festa de Sant’Ana de Caicó é, no calendário de Caicó e de todas as paróquias de nossa cidade, o fato religioso de maior evidência no Seridó. Fé e cultura andam juntas, mas não podem se confundir; a fé deve iluminar a cultura, a ética, a política, uma vez que a vida que escolhemos é toda ela vivida com Jesus e seu Evangelho, feita em sinodalidade, ou seja, caminhando juntos, sem deixar ninguém de lado, preocupando-nos com os mais frágeis da história e da sociedade.

Sant’Ana, mão que para Deus aponta, nos ajude a mergulhar na fé em seu Neto e sua festa nos traga todas as alegrias, também a alegria da conversão do coração.

Que Deus vos abençoe e vos proteja!

Uma Santa e abençoada Festa!

Padre Alcivan Tadeus Gomes de Araújo

Pároco de Sant’Ana de Caicó-RN

Palavra do Vigário Paroquial

ESCLARECENDO UM EQUÍVOCO

“ROTEIRO HISTÓRICO” é o título de um impresso que traz, também na sua capa, o seguinte: “1º. Centenário da Cidade de Caicó”. Assim, já sabemos que foi distribuído em 1968. Afinal, qual é a data da criação do município que hoje tem o nome de Caicó? Esse impresso é mais uma prova de que nossa emancipação se deu em 31 de julho de 1788, como foi registrado nos livros escritos por Pe. Eymard L’Eraistre Monteiro e Adauto Guerra Filho, dentre outros, e é confirmado pelos professores doutores Muirakytan Kennedy de Macedo, de honrosa memória, e Helder Alexandre Medeiros de Macedo.

NESSE IMPRESSO “Roteiro Histórico”, está escrito: “1788 – Povoado eleva-se à categoria de Vila (Vila Nova do Príncipe em honra de D. João VI), com simultânea criação do município”. Também se acha impresso o seguinte: “1968 – Vila Nova do Príncipe é elevada à categoria de cidade com o nome de Cidade do Príncipe (Lei Provencial 612 de 15 e publicada em 16 de dezembro) – 1º. CENTENÁRIO ÊSTE ANO”.

É NECESSÁRIO, portanto, distinguir, em nossa história, esses dois eventos: em 31 de julho de 1788, a criação do município, ou seja, a nossa emancipação, cujo fato enseja a criação da nossa Câmara; já em 16 de dezembro de 1868, o momento em que o município da Vila Nova do Príncipe passa a ser chamado de Cidade do Príncipe.

ASSIM, NÃO SE DIGA que a emancipação política de Caicó se deu em 16 de dezembro de 1868. Isso é um equívoco que rouba 80 anos da história de Caicó como município. 16 de dezembro continuará sendo feriado, a cada ano, até porque o dia 31 de julho está tão perto dos festejos de Sant’Ana, nossa padroeira, mas os que quiserem chamar erroneamente o feriado de 16 de dezembro como sendo dia da emancipação política, pelo menos coloquem os anos corretos: em 2022, Caicó comemora 234 da constituição de seu município, ou seja, de sua emancipação política.

Padre Gleiber Dantas de Melo

Vigário de Sant’Ana de Caicó-RN

FESTA DE SANT´ANA DE CAICÓ 2022

DE 21 A 31 DE JULHO

TEMA: A SINODALIDADE NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA

20 DE JULHO – QUARTA-FEIRA

ENCERRAMENTO DA PEREGRINAÇÃO URBANA E RURAL

17h – No Estádio Senador Dinarte de Medeiros Mariz (Marizão), o Exmº. Sr. Prefeito Municipal Judas Tadeu e representantes da Paróquia de Sant’Ana acolherão a caravana “Ilton José de Souza Pacheco”, dos Peregrinos de Sant’Ana, que virão a pé da cidade de Currais Novos para participar da Festa de nossa Excelsa Padroeira.

Em seguida, todos irão em caminhada até o centro da cidade de Caicó onde haverá concentração de todas as imagens peregrinas que visitaram a zona urbana e rural do município de Caicó. Em frente à Catedral de Sant’Ana será celebrada a Santa Missa em ação de graças por todas as famílias que realizaram em seus lares os encontros de

oração em preparação para a Festa de Sant’Ana.

21 DE JULHO – QUINTA-FEIRA

ABERTURA OFICIAL DA FESTA

– 5h – Alvorada Festiva pelas ruas de Caicó (ACORDA CAICÓ)

– 6h30 – Missa no Santuário do Rosário.

– 7h às 12h – Adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário do Rosário.

– 18h – ABERTURA DA FESTA

Solene Passeata – Hasteamento da Bandeira e Missa.

Itinerário: Av. Seridó, R. Renato Dantas, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano e Av. Seridó.

22 DE JULHO – SEXTA-FEIRA

1ª DIA DO NOVENÁRIO

80 ANOS DO COLÉGIO DIOCESANO SERIDOENSE

Subtema: Sinodalidade: um tempo de graça para a Igreja.

Homenageados: Hospitais, clínicas, laboratórios, Hemocentro, farmácias, planos e seguros de saúde; IV URSAP; Secretaria Municipal de Saúde (UBS, CRAS, CAPS AD, CAPS 3, SAMU, CEREST, CRI/CRA, CCZ).

– 6h30 – Missa.

– 8h – MARCHA DOS IDOSOS DO SERIDÓ E MISSA NA CATEDRAL DE

SANT’ANA.

Itinerário: Praça Dr. José Augusto, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano, Av. Seridó e Praça da Catedral.

– 12h – Missa e novena.

– Celebrante: Pe. José Alves dos Santos – Pároco de Santa Marta de Betânia (Caicó).– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Pe. Francisco de Assis Costa da Silva, Diretor do Colégio Diocesano Seridoense.

23 DE JULHO – SÁBADO – 2º DIA DO NOVENÁRIO

Subtema: A sinodalidade na Escritura, na Tradição e na História da Igreja.

Homenageados: Setor Juventude, com todas as expressões juvenis existentes na Diocese de Caicó; APAE, Associação dos Deficientes Físicos de Caicó; Associação dos Deficientes Auditivos de Caicó; Fazenda da Esperança; patrulheiros e bombeiros mirins; Clubes de Serviços; Reviver; Sala de Reboco; PROERD; 10ª DIRED; Ronda escolar, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes; Escolas Municipais, Estaduais e Particulares (pais, professores, diretores, alunos e funcionários); Faculdades: Anhanguera, Unopar, Cardan, UERN; UFRN; Faculdade Católica Santa Teresinha; UVA, UnP e IFRN.

– 6h30 – Missa.

– 7h30 – ENCONTRO DAS CRIANÇAS DE CAICÓ COM A AVÓ SANT’ANA

E MISSA NA CATEDRAL.

Itinerário: Praça Dr. José Augusto, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano, Av. Seridó e Praça da Catedral.

– 10h – Batizados na Catedral.

– 12h – Missa e novena.

– Celebrante: Pe. Tiago Leite de Assis, Vigário Paroquial de São Sebastião (Parelhas).

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h – Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Pe. José Mário de Medeiros, Pároco de São Francisco de Assis (Lagoa Nova-RN).

24 DE JULHO – DOMINGO – 3º DIA DO NOVENÁRIO

Subtema: Não há processo sinodal sem a escuta da Palavra de Deus, na centralidade da vida espiritual de cada fiel.

Homenageados: Rádios, jornais, revistas, blogs, sites e digital influencer (jornalistas, repórteres, redatores, produtores, locutores, controlistas e administradores). Homem e mulher do campo, Associações rurais; Sindicato dos Produtores e Trabalhadores Rurais; Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCB/RN); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Rio Grande do Norte (SESCOOP/RN).

– 6h30 – Missa.

10h – Missa e novena.

Celebrante: Pe. Francisco de Assis Costa da Silva, Diretor do Colégio Diocesano Seridoense.

18h30 – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Diácono Isaías Galvão de Araújo, Paróquia de São Sebastião (Parelhas).

25 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA – 4º DIA DO NOVENÁRIO

Subtema: A sinodalidade se constrói com escuta e diálogo entre os fieis e o Espírito Santo, sem que a Igreja se transforme em um parlamento

Homenageados: Congregação das Filhas do Amor Divino, Ordem de Santa Clara, Congregação de Nossa Senhora de Belém, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, Terço da Divina Misericórdia, Irmandade dos Negros do Rosário, Equipes de Nossa Senhora, Encontro de Casais com Cristo, Pastoral Familiar, Catequese de 1ª Eucaristia e de Crisma, Catequese de Adultos, Liturgia, Infância e Adolescência Missionária, Comunidade Shalom, Coral de Sant’Ana, Coral Maria Bernadete Martins, Coral do Rosário, Pastoral do Batismo, Pastoral do Dízimo, Pastoral Familiar, Apostolado da Oração, Renovação Carismática Católica, Vicentinos, Pastoral da Pessoa Idosa, Comissão das Festas Religiosas, Comissão de Pastorais, Ordem Terceira Secular, PASCOM, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, Coroinhas, Movimento Serra do Brasil, Capelinhas, Setores Missionários.

– 6h30 – Missa.

– 12h– Missa e Novena.

Celebrante: Pe. José Alexandre Lopes Pereira, Vigário Paroquial de São José (Caicó).

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Pe. Andson Gabriel dos Santos Moreira, Administrador Paroquial de Sant’Ana (Santana do Seridó).

26 DE JULHO – TERÇA-FEIRA – 5º DIA DO NOVENÁRIO

DIA DE SÃO JOAQUIM E SANT’ANA

Subtema: A sinodalidade faz a Igreja repensar como está realizando a sua hierarquia e o ministério que ela contém

Homenageados: FORANIA DE CAICÓ: (Paróquias de Caicó: Sant’Ana, São José, Nossa Senhora de Fátima, Santa Cruz, Santo Estêvão Diácono, São Francisco e Santa Marta de Betânia); Poderes: Executivo (Prefeitura Municipal), Legislativo (Câmara Municipal) e Judiciário (Comarca de Caicó); Ministérios Públicos (Estadual e Federal); OAB, Escritórios de Advocacia e Cartórios; Funcionalismo: Público, Federal, Estadual e Municipal; Policias: Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária Estadual e Rodoviária Federal, Bombeiros Militares, Bancários e Grupos de Escoteiros.

– 6h30 – Missa.

12h – (7º aniversário da Dedicação da Catedral) Missa e novena.

– Celebrante: Pe. Saul Agripino, Pároco de São Geraldo Magela (São Geraldo do Baixio-MG).

– 18h – Ofício de Sant’Ana e São Joaquim.    

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Pe. José Valquimar Nogueira do Nascimento, Reitor do Seminário São Pedro (Natal).

27 DE JULHO – QUARTA-FEIRA – 6º DIA DO NOVENÁRIO

Subtema: O Espírito Santo é o grande protagonista da Igreja, o único capaz de gerar consenso entre pastores e fieis. “Se o Espírito Santo não estiver presente, será um parlamento diocesano, não um sínodo (Papa Francisco).

Homenageados: FORANIA DE JARDIM DO SERIDÓ (Paróquia de Nossa Senhora da Guia, em Acari, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Jardim do Seridó, Paróquia de São Sebastião, em Parelhas, Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Cruzeta, Paróquia de São José, em Carnaúba dos Dantas, Paróquia do Divino Espírito Santo, em Ouro Branco, Paróquia de São José, em São José do Seridó, Paróquia de São Sebastião, em Equador, e Paróquia de Sant’Ana, em Santana do Seridó); Instituto Josefino, Congregação das Irmãs Pobres de Santa Catarina de Sena, Entidades associativas: ADESE, COOPETESE, Cáritas Diocesana, SEAPAC, COASE, COOPAIS, PROARTE (SETHAS), CRACAS, Associação das Bordadeiras e civis.

– 6h30 – Missa.

12h – Missa e novena.

– Celebrante: Pe. Rômulo Azevedo da Silva, Pároco de São José (São José do Seridó).

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Pe. Paulo Verissimo de Araújo Filho, SJ.

28 DE JULHO – QUINTA-FEIRA – 7º DIA DO NOVENÁRIO

Subtema: Para não caírem em um ativismo católico, os leigos precisam conhecer a Palavra de Deus e a tradição da fé apostólica, para que possam ter os mesmos sentimentos de Cristo.

Homenageados: FORANIA VALE DO PIRANHAS (Paróquia de Nossa Senhora do Ó, em Serra Negra do Norte, Paróquia de São Sebastião, em Jucurutu, Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos, em Jardim de Piranhas, Paróquia de São João Batista, em São João do Sabugi, Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em São Fernando, Paróquia de São Severino Mártir, em Timbaúba dos Batistas e Área Pastoral Autônoma de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ipueira).

SEBRAE/RN, SENAC, SENAI/SESI/IEL, SESC, Associação Comercial e Industrial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato do Comércio Varejista; comerciantes, comerciários, escritórios de Contabilidade, profissionais autônomos e liberais.

– 6h30 – Missa.

10h – Missa e novena.

– Celebrante: Pe. Amaurilo José da Silva, Vigário Paroquial de Sant’Ana (Currais Novos).

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo Metropolitano de Natal.

29 DE JULHO – SEXTA-FEIRA – 8º DIA DO NOVENÁRIO

Subtema: A sinodalidade requer uma sincera conversão pastoral e transformação de sujeitos, estruturas e processos já existentes na Igreja.

Homenageados: FORANIA DE CURRAIS NOVOS (Paróquia de Sant’Ana, em Currais Novos, Paróquia de São Sebastião, em Florânia, Paróquia de São João Batista, em Cerro Corá, Paróquia da Imaculada Conceição, em Currais Novos, Paróquia de São Francisco de Assis, em Lagoa Nova, Paróquia de São Vicente Férrer, em São Vicente, Paróquia de São Francisco de Assis, em Tenente Laurentino Cruz e Paróquia de São Francisco de Assis, em Currais Novos); empresas de transporte, taxistas, mototaxistas e motoqueiros; motoristas e caminhoneiros.

– 6h30 – Missa.

12h – Missa e novena.

– Celebrante: Pe. José Tadeu de Araújo, Pároco de Nossa Senhora de Fátima (Caicó).

-17h – Carreata dos motoristas com Sant’Ana, saindo do Parque de

Vaquejada.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Mariano Manzana, Bispo Diocesano de Mossoró.

30 DE JULHO – SÁBADO – 9º DIA DO NOVENÁRIO

Subtema: A sinodalidade reconhece a riqueza da diversidade da Igreja e realiza a unidade dos fieis pela escuta da Palavra, pela oração, pela caridade e pela comunhão com o Papa e o bispo diocesano.

Homenageados: Dia das “Anas e Joaquins” peregrinos, devotos de Sant’Ana e São Joaquim e caicoenses residentes em outras cidades, regiões e países.

– 6h30 – Missa.

12h – Missa e novena.

– Celebrante: Pe. Jarbas Batista Silva Araújo, FSA.

– 18h – Recitação do Santo Terço.

– 19h: Novena e Bênção do Santíssimo Sacramento.

– Pregador: Dom Antônio Carlos Cruz Santos-MSC, Bispo Diocesano de Caicó.

– 20h30 – Apresentação da camerata de Vozes do RN.

31 DE AGOSTO – DOMINGO – ENCERRAMENTO DA FESTA

18º DOMINGO TEMPO COMUM

– 6h30 – Missa dominical.

– 10h – Missa Solene (Dia Maior da Festa de Sant’Ana de Caicó).

Solene Concelebração Eucarística em honra à Senhora Sant’Ana e São Joaquim, presidida

por Dom Antônio Carlos Cruz Santos, Bispo Diocesano de Caicó.

– 17h – SOLENE PROCISSÃO E MISSA DE ENCERRAMENTO – Único dia do ano em que a Imagem de Sant’Ana de Caicó deixa o seu nicho e é solenemente ornada e, em andor, conduzida pelas ruas de nossa cidade.

Itinerário: Av. Seridó, R. Pedro Velho e Avenidas Celso Dantas, Cel. Martiniano e Seridó.

Ao chegar à Catedral, Missa de encerramento da Festa e descida da bandeira.

NOTAS

• A Peregrinação de Sant’Ana na cidade teve início no dia 04 de junho, com a entrega das imagens peregrinas no Centro Paroquial São Joaquim; a Peregrinação Rural teve início no dia 08 de maio.

• LEMBRANÇAS DA FESTA podem ser encontradas na Secretaria Paroquial e na Vitrine de Sant’Ana no Pavilhão da Festa.

• A PARÓQUIA DE SANT’ANA RECOMENDA QUE:

a) Todos se apresentem de branco, se possível, para a abertura e o encerramento da Festa, em sinal de Paz e Fraternidade;

b) As Famílias que residem no itinerário da procissão de Sant’Ana, ao se aproximar às 16h, afastem os veículos das avenidas para facilitar a passagem da grandiosa procissão;

c) Os devotos observem o itinerário da PROCISSÃO para uma melhor organização;

d) IRMANDADE DE SANT’ANA: a anuidade (Que corresponde à espórtula de uma Missa) deve ser entregue na Secretaria Paroquial (Centro Paroquial São Joaquim), no horário de funcionamento: de 2ª à 6ª feira: das 07h às 11h30mdas 13h30m às 17h e aos sábados das 07h às 10h;

PROGRAMAÇÃO SOCIAL E CULTURAL

ALMOÇO DE SANT’ANA

Dia: 03/07/2022 – Domingo

Local: Complexo Turístico “Ilha de Sant’Ana”

Horário: 12 horas

FESTA DOS DOCES

Dia: 20/07/2022 – Quarta-feira.

Local: Pavilhão de Sant’Ana.

Horário: 20 horas

JANTAR DE SANT’ANA

Dia: 21/07/2022 – Quinta-feira.

Local: Pavilhão de Sant’Ana.

Horário: Após a Missa de Abertura da festa.

CAVALGADA DE SANT’ANA E LEILÃO

Dia: 24/07/2022 – Domingo.

Saída: 09 horas (Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel)

Chegada: 11 horas (Praça da Catedral).

Obs.: As prendas poderão ser entregues na Secretaria Paroquial (Centro Paroquial São Joaquim), no horário de expediente.

VIAGEM CICLÍSTICA DE SANT’ANA

Dia: 24/07/2022 – Domingo.

Percurso: Natal – Caicó.

Horário de chegada: 11 horas (Praça da Catedral).

FEIRA DE SANT’ANA

Dia: 28/07/2022 – Quinta-feira (Feriado Municipal).

Local: Praça da Catedral.

Abertura Oficial: 09 horas

A Feira de Sant’Ana conta com o apoio de todos os caicoenses, em esforço conjunto, para oferecer aos visitantes uma amostra de nossas comidas tradicionais, em ambiente fraterno e descontraído.

• A entrega de mesas para a feirinha iniciará às 10 horas, encerrando às 14 horas;

• Aluguel de mesas para a feirinha: na secretaria da Paróquia e Catedral (durante o novenário). Preço R$ 100,00.

CAMINHADA HISTÓRICA TURÍSTICA

Dias: 28 e 30/07/2022 – Quinta-feira e Sábado

Concentração: Casa de Pedra

Saída: 09 horas

PAVILHÃO CULTURAL DE SANT’ANA

Quarta-feira – 20/07:

20h – Berenice e Banda

Quinta-feira – 21/07:

20h – Solange Silva e Banda

Sexta-feira – 22/07:

21h – Naldinho Cunha

Sábado – 23/07:

21h – Almir Bezerra (ex-The Fevers), Saulo e Altemar

Domingo – 24/07:

21h – Dodora Cardoso – Tributo a Severino Ramos

Segunda-feira – 25/07:

21h – Kanelinha, Chris Fernandes e Banda Baile

Terça-feira – 26/07:

21h – Cantoria de Violeiros – Geraldo Amâncio, Guilherme Nobre, Sebastião Dias e André Santos

Quarta-Feira – 27/07:

21h – Max e Quinteto Violado

Quinta-Feira – 28/07:

12h – Marcus Vinicius & Morada do Samba, Anoan e Forró Suado, Manu e Arrocharme

21h – Grupo Comadre Marinês e Nonato Neto

Sexta-Feira – 29/07:

21h – Orquestra Furiosa e Flávio Leandro

Sábado – 30/07:

21h – José Orlando e Rodolfo Lopes

Domingo – 31/07:

14h – Show Minha Catedral – Giu Cristina, Halyson Dantas e José Andersson

20h – Fátima Morais

CONFIRA OUTRAS PROGRAMAÇÕES DA FESTA!

Casa de Cultura – Sobrado Padre Guerra

Quinta-feira – 21/07:

21h – Geraldão e Darrijane

Sexta-feira – 22/07:

21h – Noite da Poesia com Antônio Filho e Trio, Poetas Declamadores

Sábado – 23/07:

21h – Trio Iandê – Forró Bom da Peste

Domingo – 24/07:

21h – Banda Lumbra – Heloísa Saraiva

Segunda-feira – 25/07:

21h – Jonas Linhares e Banda

Terça-feira – 26/07:

21h – As Lydias Brasileiras

Quarta-feira – 27/07:

21h – Comadre Marinês

Quinta-feira – 28/07:

09h – Poetas Repentistas (Feirinha de Sant’Ana)

Sexta-feira – 29/07:

21h – Sílvio Ceará

Sábado – 30/07:

21h – Orlando Batista

Casa do Artesão do Seridó – Dona Raimunda Louceira

Sexta-feira – 22/07:

16h –

Sábado – 23/07:

16h –

Domingo – 24/07:

16h –

Segunda-feira – 25/07:

16h –

Terça-feira – 26/07:

21h – As Lydias Brasileiras

BOXE:

Feira Caicó Mostra Caicó

20 a 24 de julho – quarta a domingo

27 a 30 de julho – quarta a sábado

diariamente das 07 horas ao meio dia

ao lado do Mercado Público de Caicó

37ª FAMUSE – Feira de Artesanato dos Municípios do Seridó

Praça de Artesanato –  Dona Maria Vale – Complexo Ilha de Sant’Ana

Quarta-feira – 27/07:

19h30m – Grupo Regional Ser Tão Matuto

Quinta-feira – 28/07:

16h30m – Forrozão A 1000

19h30m – Paulo Rodrigues

Sexta-feira – 29/07:

16h30m – Jerre

19h30m – Fátima Morais

Sábado – 30/07:

19h30m – As Lydias  Brasileiras

Domingo – 31/07:

16h – Julhinho e Missinha Santos

19h30m – Comadre Marinês

Projeto Banda na Praça

Praça Dinarte Mariz (Praça do Coreto)

Quarta-feira – 20/07:

20h – Deto Edina

Quinta-feira – 21/07:

20h – Forró de Boa

Sexta-feira – 22/07:

20h30m – Banda Filarmônica Jimmy Brito / Banda 2

Sábado – 23/07:

20h30m – Banda Filarmônica Santa Cecília / Luciana Souza e Jean Carlos

Domingo – 24/07:

20h30m – Banda Filarmônica 11 de dezembro / Max

Segunda-feira – 25/07:

20h30m – Banda Filarmônica José Gervásio Alves / Trio Vênus

Terça-feira – 26/07:

20h30m – Banda Euterpe Jardinense / Hanny Mendonça

Quarta-feira – 27/07:

20h30m – Banda Filarmônica Honório Marciel / Marquinhos Carrera

Quinta-feira – 28/07:

22h – Canelinha

Sexta-feira – 29/07:

20h30 – Filarmônica Elino Julião / Solange Silva

Sábado – 30/07:

20h30m – Banda Recreio Caicoense / Cleyton Pinheiro

Domingo – 31/07:

20h – Saulo e Altemar

Shows na Ilha de Sant’Ana

Quarta-feira – 27/07 – 22h: Mano Walter, Eric Land e Rodolfo Lopes

Quinta-feira – 28/0720h: Wesley Safadão, Taty Girl, Calcinha Preta e Yuri

Sexta-feira – 29/07 – 22h: José Augusto, Solange Almeida e Evan

Sábado – 30/07 – 22h: Nayara Azevedo, JM Puxado, Desejo De Menina e Hugo & Heitor.

Outros Eventos

Sexta-feira – 22/07:

Solenidade de Entrega de Títulos e Comendas da Câmara Municipal

19h – Cellebre Recepções

Noite Branca

Adúlio Mendes, Cavalo de Pau, Orquestra Furiosa, Solange Silva e Lukas Lemos

21h – Pousada Céu Azul

Sábado – 23/07:

Festa dos Ex-alunos do Colégio Diocesano Seridoense

09h – Missa na Igreja Matriz de São José

12h – Churrasco de confraternização no pátio interno do CDS.

Shows: Anoan e Forró Suado; Orquestra Furiosa; Kanelinha, Chris Fernandes e Banda Baile; Solange Silva

Domingo – 24/07:

Encontro de Antigos Escoteiros

12h – Grupo de Escoteiros Valle Sobrino

Quarta-feira – 27/07:

Festival Tributos – Festival em homenagem ao rock nacional

Shows: Bior, Relicário, Césio

21h – Mandacaru Bar e Eventos

Quinta-feira – 28/07:

Frevo do Meio Dia

Shows: Deto Edina e Orquestra Furiosa

12h – Avenida Seridó

Sexta-feira – 29/07:

Shows com Henry Freitas, Mari Fernandes e Nattan

22h – AABB

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

Terça-feira – 26/07:

Atividades Virtuais

08h – Pré-abertura do evento e Mesa de Boas-vindas

Lançamento de E-books

O turismo religioso e as expressões do sagrado no Seridó Potiguar

Organizadores: Marcelo Taveira e Gabriela Bon

História, Turismo e Patrimônio: Anais do Fórum Festa de Sant’Ana de Caicó 2020

Organizadores: Helder Alexandre Medeiros de Macedo, Marcelo Taveira, Nathália de Lucena Freitas e Vanessa Spinosa

09h – 12h00Sessões de apresentação de Trabalho

GT1 – Cultura, sociedade e território

Coordenação: Eduardo Cristiano Hass da Silva e Luiz Eduardo do Nascimento Neto

GT2 – Turismo religioso: planejamento e gestão

Coordenação: Josemery Alves e Isabelle Pinheiro

GT3 – Educação e hospitalidade

Coordenação: Saulo Gomes Batista e Cristiano Maranhão

GT4 – Economia criativa

Coordenação: Rosana Silva de França e Guilherme Brid

Quarta-feira – 27/07:

Programação no Auditório da Faculdade Católica Santa Teresinha

08h30m – Credenciamento

09h Lançamento de Cordéis sobre Turismo Religioso no Seridó

09h10m – Mesa de abertura do evento

09h30m – Palestra “Turismo Religioso: diálogos e conexões com a fé”

Palestrante: Múcio Aguiar (Fundação Joaquim Nabuco)

Anfitrião: Diego Vale​​​​​​ (Diocese de Caicó)

10h30m – intervalo

10h45m – Palestra “A Hospitalidade nas Religiões Ocidentais: acolhimento, afeto e espiritualidade”

Palestrante: Marcelo Milito (SENAC RN​) ​​​​

Anfitrião:

12h – intervalo para almoço

14h – Painel 01

“Rota de Turismo Religioso e Cultural no Seridó Potiguar: resultados e perspectivas”

Painelistas: Diego Vale (Diocese de Caicó), Gabriela Bon e Marcelo Taveira (FELCS/UFRN)

Anfitrião: Yves Guerra (Sebrae RN)

15h30m – intervalo

15h50m – Painel 02

“Lançamento do Roteiro Turístico Caminhos de Sant’Ana”

Expositor – Geovani Robson Medeiros (Agência Team da Serra)

Anfitrião: Eduardo Hass

“Cenários do Turismo Religioso nas cidades de Carnaúba dos Dantas e de Florânia”

Expositores: Josimar Tavares (secretário Turismo de Florânia) Kleiton Dantas (Secretário de Turismo de Carnaúba dos Dantas)

Anfitrião: Padre Gleiber Dantas (Diocese de Caicó)

16h50m – Palestra “Economia criativa”

Palestrante: Regina Amorim (Sebrae Paraíba)

Anfitriã: Geórgia Kércia de Medeiros Dantas (Gueorguia)

17h50m – Cerimônia de encerramento

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO PELO SITE:

https://doity.com.br/forumturismoreligioso2/

Compre os Souvenires da Festa

Compre nossos produtos na Vitrine de Sant’Ana (Pavilhão de Sant’Ana) ou na Secretaria Paroquial.

Mais informações:

Celular e WhatsApp: (84) 99401-2474

Telefone: (84) 3421-1610

Programação completa, notícias e transmissões.

Acesse o site oficial da Festa de Sant’Ana de Caicó:

catedraldesantana.com

SHARE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Histórias Relacionadas

Insira uma solicitação de pesquisa e pressione enter. Pressione Esc ou X para fechar.